quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Alternativa tecnológica ao Balde de Gelo

Já há algum tempo eu vinha procurando uma alternativa ao balde de gelo para resfriar meus vinhos brancos. Nada contra o bom e velho balde de gelo em si, cujo charme ainda é imbatível num serviço de brancos e espumantes. Mas como no meu caso a logística caseira de se obter e armazenar gelo muitas vezes não é fácil, qual seria a melhor alternativa ao paliativo safado de ficar retornando a garrafa à geladeira a cada taça servida?

Escolhendo o modelo do novo acessório

Depois de muito pesquisar cheguei ao wine chiller modelo Pro RPC175WS, do fabricante Waring.

Comparando este modelo com o PC100, achei-o superior porque aparentemente a garrafa fica mais envolvida pelo equipamento quando este está em funcionamento (no PC100 uma área considerável abaixo do gargalo fica fora da zona de resfriamento). Também decidi não pegar o modelo top de linha PC1000 porque fiquei com medo dele não conseguir fechar apropriadamente as charmosas porém compridas garrafas alsacianas.


Aquisição

Efetuei a compra via Internet no site da Amazon em 4 de Novembro e recebi a caixa cinco dias depois (9 de Novembro). Detalhe: sou cliente da Amazon há anos e só tenho coisas boas a dizer do serviço da empresa. Notem a excepcional rapidez na entrega, por exemplo.

E então, funciona ou não?

Conduzi uma série de testes para aprender a operar o equipamento e avaliar sua performance. Em todos eles acionei o chiller a partir de uma condição de repouso, ou seja, sem que ele tenha sido ligado por pelo menos um dia e com as placas térmicas em temperatura ambiente.

Cousiño-Macul, Gris Cabernet Sauvignon 2014
Vinho de teste

Teste 1: Uma garrafa do rosé Gris Cabernet Sauvignon 2014 da Cousiño-Macul, direto da adega para o wine chiller. A temperatura inicial do vinho indicada pelo chiller foi de 23ºC, e a temperatura-alvo ajustada foi 9ºC (que corresponde ao valor para Chardonnay). O tempo de resfriamento total foi de 50 minutos.
No começo

No final, após 50 minutos

Achei estranha a diferença de praticamente 10ºC entre a temperatura que estava indicada na adega climatizada e a temperatura inicial do vinho medida pelo wine chiller. Mesmo sabendo que a temperatura da adega refere-se ao ar ambiente interno e não aos vinhos em si, decidi descer os brancos para uma área mais fria e reduzi o setpoint de acionamento do compressor de 12,5ºC para 10ºC. Em tempo: a adega é o modelo Basique 40 da Art Des Caves.

Teste 2: Dia seguinte, mesma garrafa, direto da adega para o wine chiller. Desta vez a temperatura inicial do vinho indicada pelo equipamento foi ainda maior, de 25ºC! O tempo de resfriamento até os 9ºC foi, no entanto, de 41 minutos.

Conforme o manual do fabricante e como eu também pude perceber a partir dos dois testes, o tempo total de resfriamento até a temperatura desejada depende de vários fatores mas principalmente da temperatura prévia do vinho e da temperatura ambiente (que por sua vez afeta a temperatura prévia do equipamento). Não é segredo para ninguém que as condições ambientes de Cuiabá não são nada favoráveis a temperaturas baixas ou amenas, daí o motivo do equipamento identificar uma temperatura inicial tão alta para o vinho (quando na verdade essa temperatura é influenciada por suas própria placas). A redução de 10 minutos no tempo de resfriamento provavelmente vem do armazenamento mais frio na adega climatizada.

Como não sou de ferro, após o teste 2 a garrafa foi aberta para ser degustada. O aroma refrescante preencheu a taça, seguido por paladar leve e finalização breve, de ligeiro amargor. Foi degustado sem acompanhamento, mas acredito que deva ser um ótimo parceiro para saladas ou massas em geral.

Teste 3: Garrafa de vinho 100% Syrah, direto da adega. Ajuste-alvo de 18ºC, temperatura inicial detectada de 26ºC e tempo total de resfriamento de 10 minutos. Em seguida iniciei o resfriamento de uma garrafa de Chardonnay também retirada diretamente da adega. Desta vez a temperatura inicial detectada foi de 16ºC, com tempo total de resfriamento de 28 minutos até o setpoint de 9ºC.
Começando a resfriar um Syrah

Começando a resfriar um Chardonnay, chiller já previamente resfriado

Este teste final confirmou o que eu suspeitava. A combinação de temperaturas prévias do wine chiller e do vinho influenciam bastante no resultado final. Tivesse o Syrah sido colocado no lugar do Chardonnay e identificado com uma temperatura de 16ºC, ele teria sido aquecido ao invés de resfriado. E para ganhar alguns minutos dá pra ligar o equipamento para gelar a placa de troca de calor antes de colocar o vinho dentro.

Outras considerações

Enquanto está funcionando o wine chiller Waring Pro RPC175WS emite um ruído característico que se mostra incômodo num ambiente silencioso. Já numa reunião informal com muita conversa e música ambiente esse ruído é diluído e some.

É preciso escolher a escala Celsius sempre que o chiller for novamente usado após um período desligado, já que a medição padrão é feita na escala Fahrenheit.

Por fim, este wine chiller tem bom acabamento e fica bonito junto aos demais utensílios de cozinha caso o usuário deseje deixá-lo exposto.

Conclusão

Nada substitui o bom e velho balde de gelo se você quiser servir vinhos brancos. Nesse quesito o wine chiller Waring Pro RPC175WS é um quebra-galho que exige um pouco de preparação para não deixar ninguém esperando, devendo-se calcular um tempo entre 20 e 30 minutos para atingimento da temperatura correta do vinho.

No caso de tintos o equipamento se mostra mais eficiente devido às temperaturas de serviço mais altas e à comodidade de manter as garrafas à temperatura correta com mais precisão enquanto elas estão sendo degustadas.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário