sexta-feira, 5 de agosto de 2016

1º encontro da Confraria Tênis & Vinho MT

Baco regozija e sorri em seu trono cravejado de cachos púrpuras, pois nasceu no último fim de semana mais uma confraria dedicada à degustação de vinhos!

Trata-se da Confraria Tênis & Vinho MT, cujo primeiro encontro aconteceu na residência deste que vos escreve. Nosso grupo é pequeno e nasce com o objetivo primário de diversão descompromissada e sem formalidades, mas temos um diferencial: todos os confrades são jogadores e praticantes de tênis.

O tema de nossa primeira reunião foi livre, então cada confrade recebeu carta branca para trazer a garrafa que quisesse. Para harmonizar montamos uma mesa com diversos tipos de queijos.

Listo aqui as garrafas degustadas para referência histórica:

Domaine Christian Moreau, Chablis AOC 2013 (França)

O Chablis se mostrou um mistério para mim no olfato. Nada me veio à mente. Talvez um pouco de mineral, apesar desta característica aparecer mais costumeiramente no paladar, que aqui se mostrou delicado, cristalino e muito agradável para abrir a noite.

Bodega Septima, Septima Cabernet Sauvignon, Mendoza 2013 (Argentina)

Eu já havia provado esta mesma garrafa em outra ocasião, num restaurante. Minha percepção sobre ela não mudou: médio corpo, alguma fruta vermelha e especiaria. Melhor acompanhando comida que sozinho.

Terre di Sava, Luccarelli Primitivo, Puglia IGP 2015 (Itália)

Um degrau acima do Cabernet por apresentar um pouco mais de acidez, na taça este Primitivo jovem mostrou taninos firmes e bom corpo, precedidos por um olfato de frutas do bosque, do tipo que apresenta uma sensação um pouco mais úmida sem no entanto incorrer no terroso.

José Maria da Fonseca, Alambre DO Moscatel de Setúbal, Península de Setúbal 2010 (Portugal)

Este português "generoso" (na definição da própria vinícola) foi uma surpresa de última hora que tirei da adega para acompanhar o mousse de limão e chocolate amargo preparado por minha esposa. Harmonizou muito bem, e devo dizer que nos dias seguintes ficou ainda melhor. Estou pensando em talvez fazer um postagem dedicada sobre ele.

Esta foi a primeira vez que provei tanto um Chablis quanto um Moscatel de Setúbal, e tê-lo feito na companhia dos amigos foi melhor ainda. No aspecto prático das coisas, acredito que só quem já organizou reuniões do tipo sabe como é difícil conciliar a agenda de todas as pessoas. Mas o evento finalmente saiu e a expectativa é que ele continue a ocorrer mensalmente!

Enquanto isso, um novo blogue foi inaugurado para servir de registro para os confrades. Quem tiver interesse em conferir o evento com um pouco mais de detalhes pode visitá-lo no seguinte endereço:
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário