terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Algumas fontes virtuais de informação enófila

Além dos livros e das revistas especializadas existe uma fonte de informação de natureza praticamente inesgotável. Conhecida simplesmente como Internet, essa fonte está sempre em constante renovação, com muitas atualizações e sempre à disposição de todos, independente de classe social ou localização geográfica.


Para mim é sempre um prazer ler sobre os vinhos que tenho provado e as vinícolas que os produzem. Dependendo do ânimo, às vezes sou capaz de passar mais de uma hora absorto em leitura enófila online. É natural, portanto, que depois de algum tempo minha atenção gravitasse em torno de certos sites que possuem mais conteúdo ou que o apresentem de forma mais elegante, refinada e bem escrita. Só sinto um pouco de tristeza ao ver que alguns excelentes blogues já não são mais atualizados por seus autores, enquanto porcarias pululam pela rede como aqueles bichinhos de piscina malcuidada.

Pinço a seguir algumas das fontes não muito óbvias das quais mais gosto e que tenho acompanhado há um pouco mais de tempo. Ouso recomendar pelo menos uma visita em cada uma delas caso você ainda não conheça, e tenho certeza que de lá é possível se espalhar para inúmeros outros destinos virtuais tão bons ou melhores. Também conclamo os colegas a deixarem sugestões de outros sites nos comentários, pois sei que há mais sites interessantes que valem a pena ser lidos e que eu ainda desconheço. Por falta de tempo, puro azar ou ignorância mesmo.

SITES

http://www.wine-searcher.com (em inglês)
É bem capaz de uma busca simples no Google te direcionar para este site. Seu principal objetivo parece ser uma fonte de preços e históricos de vinhos em escala mundial, mas o que eu gosto mesmo são as áreas especiais e as seções descritivas para as regiões e as uvas (Regions e Grapes), que são extremamente informativas e repletas de links. Neste ponto eu vejo o site praticamente como uma Wikipedia enófila.

http://thatusefulwinesite.com (em inglês)
Um website no qual esbarrei por acaso, mas que tem uma infinidade de informações e artigos de grande interesse enófilo. Dá pra se perder nos textos, que incluem também ótimas referências externas.

http://www.wineanorak.com (em inglês)
Website do jornalista britânico Jamie Goode, que concentra tanto seus textos mais elaborados quanto os artigos que publica em seu blogue. O que me atrai aqui é a linguagem sem ostentação que ele emprega e suas opiniões acerca de como o mercado exterior de vinhos vem evoluindo.

http://winefolly.com (em inglês)
Um site bastante dinâmico e divertido de se navegar. Apesar de haver artigos voltados para um maior conhecimento enófilo, a melhor coisa do site é o material destinado aos iniciantes. Os fundadores lançaram recentemente um livro elaborado a partir de seu trabalho, intitulado The Essential Guide to Wine. Parece-me uma boa aquisição, talvez para um futuro próximo.

http://www.academiadovinho.com.br (em português)
Além dos artigos, este site pioneiro traz muitas informações interessantes sobre as principais regiões vitivinícolas do mundo para referência rápida. Só precisa completar as áreas cinzas e ter atualizações mais frequentes.

BLOGUES

http://sommeliere.com.br (em português)
Blogue com artigos focados em harmonizações, enoturismo e boas descrições de regiões vitivinícolas.

http://www.vinhoparatodos.com (em português)
Blogue cujo foco é a avaliação de vinhos. Estas são organizadas e as descrições geralmente contêm aspectos muito interessantes.

http://www.tintosetantos.com (em português)
Aqui há artigos de leitura rápida, que carecem de profundidade mas mesmo assim podem trazer um bom nível de informação. Só o lay-out dinâmico da página principal que eu acho bem chato de visualizar.

NÃO MAIS ATUALIZADOS, INFELIZMENTE

http://forgetburgundy.com (em inglês)
Blogue pé-no-chão muito bem escrito, que se recusa a se debruçar sobre os inflacionados Premier Crus para se dedicar aos vinhos que nós mortais podemos comprar. Os textos da autora são recheados de referências históricas e geográficas. Infelizmente, a última atualização data de Outubro de 2013.

http://wine-tasting-reviews.com (em inglês)
As avaliações já não são atualizadas há bastante tempo, mas o que me atraiu a este site foram os links com vídeos rápidos sobre os conceitos básicos do vinho (Wine 101). Li e assisti quase todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário